terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Hora de Balanços

O ano vai findando e com ele surgem os balanços daquilo que passou nos últimos doze meses do ano. O balanço daquilo que encerra um período também é uma boa forma de avaliar a projecção que temos do futuro e os caminhos que podem ou não ser trilhados nos próximos tempos.

Por hoje, fica a lista das 30 faixas mais ouvidas durante 2008. Necessariamente na ordem apresentada.

Digitalism – Jupiter Room
Nicola Conte – Bossa Per Due
Diesler – Sandcastles
ZZT – The Worm (Database Rework of Erol Alkans Work)
Brazilian Girls – Lazy Lover
Buscemi – Viaje Feliz
Etienne de Crécy – Prix Choc
Underworld – Crocodile (Oliver Huntemann Remix)
Soulwax – Miserable Girl
Télépopmusik – Breathe
Dave Gahan – Kingdom (Digitalism Remix)
Slowpho – Hotel Sleep
Felix da Housecat – Watching Cars Go By (Cyberwhore)
Wax Tailor – How I Feel
Calvin Harris – The Girls
Llorca – Lemonade (Original Plug 'N Play)
The Quantic Soul Orchestra – Get A Move On
Boozoo Bajou – Night Over Manaus
Jazzanova – Fedime's Flight
Studio – Origin
Mr. Scruff – Get a Move On
Nouvelle Vague – Just Can't Get Enough
Simian Mobile Disco – Hustler
Tiefschwarz – Mars
Ladytron – Seventeen (Soulwax remix)
LCD Soundsystem – Sound of Silver
Burial – Shell of Light
Koop – Summer Sun
Röyksopp – Sparks
Digitalism – Idealistic


Algumas observações:
A mais ouvida: Como esperado pelo escriba, "Jupiter Room" dos Digitalism, pulverizou a concorrência. Embora seja uma faixa que tem como ano de criação 2006, foi tardiamente ouvido no ano de 2007 e entrou em grande na contagem para 2008. Jupiter Room tem um início onírico com batidas marciais e progride a sua marcha em direcção ao despertar da audição e dos sentidos do ouvinte para cada vez mais presenças sonoras e rítmicas, que encaminham de forma ansiosa a audição para momentos de ritmo crescente que culminam numa explosão de batidas marciais e intensas.

Notas generais: Embora este blogue tenha como principal dedicação a exploração dos novos caminhos da música electrónica (electro em particular), não deixa de ser algo curioso, que maior parte dos 30 títulos apresentados nesta faixa pontuem estilos como downtempo e lounge. Isto explica-se facilmente, pela disposição que estes estilos musicais necessitam para a audição. Na generalidade são músicas que afagam o hipotálamo, despertando boas sensações na audição, independentemente da disposição do momento.

Coisas que estranhamente estão nesta lista: Underworld – "Crocodile (Oliver Huntemann Remix)" e Llorca – "Lemonade (Original Plug 'N Play)". A primeira porque às primeiras audições destilava uma dose de energia em embalagem de house progressiva, mas que se esgota em si mesma ao fim de algumas audições. A segunda, porque mesmo apreciando os caminhos de produção de Ludovic Llorca, não faz parte das minhas faixas preferidas deste autor. Posicionamentos em tabela que tiveram uma boa cunha do shuffle do Windows Media Player e do I-Tunes.

Nos próximos dias as faixas preferidas do ano que passou e as novidades que merecem destaque e atenção no futuro próximo.

Sem comentários: